Não, não fazem. Os dois trabalhos vêm de naturezas distintas e são complementares para o desenvolvimento de um negócio. Fica mais fácil de entender conceituando as duas profissões.
O Fotógrafo
Fotografia vem de “foto” (luz) e “grafia” (escrita, desenho), então o fotógrafo é aquele que estuda formas de escrever e desenhar com a luz.
São estudos que envolvem fotometria, composição artística, espectro de cores e refração e manipulação e comportamento da luz nos ambientes, de uma maneira geral.
O resultado da foto está relacionado ao domínio que fotógrafo tem destes aspectos, e de como escolhe criar adicionando e/ou removendo a luz da cena.
São áreas da Fotografia:
- Eventos
- Gastronomia
- Produto
- Publicidade
- Corporativo
- Artístico
- Família
- Newborn
- Esportivo
- Arquitetura
- Moda
- Fotojornalismo
- Paisagem
- entre outros.
O Social Media
Já o Social Media é o profissional que se dedica a estudar o comportamento de consumo na internet, e se preocupa em desenvolver estratégias para que seus clientes se relacionem, e, automaticamente, vendam mais online.
São ações comuns do Social Media:
- Desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital
- Planejamento, criação e gerenciamento de conteúdo
- Criação de artes
- Monitoramento de performance
- Relacionamento com a comunidade
- Análise de resultados
- entre outros.
Então, o objeto de estudo principal do Social Media é o posicionamento de negócios online, e do Fotógrafo é a luz.
É muito comum a confusão dos escopos de trabalho do Fotógrafo Comercial e do Social Media, já que ambos entregam soluções com o objetivo de vendas. Mas enquanto as fotos feitas pelo Social Media são para uso exclusivo nas Redes Sociais, as do Fotógrafo são para uso em quaisquer veículos, online ou offline.
As fotografias entregues pelo Fotógrafo são produzidas em alta resolução, suportando uma impressão de qualidade independentemente da dimensão. Para a Fotografia de Gastronomia, seria de cardápios, panfletos, banners e demais impressos.
Já as fotografias entregues pelo Social Media são pensadas para performar bem no digital, mas não necessariamente trarão um impacto positivo nos impressos.
Imprimir em um banner uma foto que não foi feita para banner, pode repelir os clientes, ao invés de atrair e converter em vendas.
Nada impede que um Social Media ofereça serviços de Fotografia, e que o Fotógrafo ofereça serviços orientados ao Marketing Digital, mas é importante entender a diferença entre as duas profissões.
No meu caso, por exemplo, sou Fotógrafa de Gastronomia e também Administradora, então possuo uma bagagem profissional que me permite oferecer um conhecimento adicional aos meus clientes.
Mas jamais será equivalente ao trabalho completo de um Social Media, a menos que eu resolva investir e me especializar nesta nova profissão.
Dou muitas dicas de negócios no meu perfil, mas que envolvem mais técnicas e estruturação de modelo de negócios do que estratégias e produção de conteúdo para Redes Sociais.
Inclusive, recomendo a leitura do artigo 7 Maneiras de Aprimorar sua Imagem Online, em que eu dou dicas unindo as duas áreas, mais ainda com o viés de Empreendedorismo, e não de Marketing Digital.
Espero que este artigo tenha te ajudado e que te auxilie na contratação do próximo profissional para crescer o seu negócio. Às vezes a gente acha que precisa fazer tudo sozinho, mas crescer junto é sempre melhor!
📸 Quer uma dose diária de deliciosas inspirações gastronômicas? No @gandinifotografia eu dou mais dicas de negócios e mostro como a Fotografia de Gastronomia pode te ajudar a potencializar os seus resultados. Será um prazer te ver por lá!
