30/01/2024 às 13:20

Ambiente ou Estúdio: O Conflito na Fotografia de Gastronomia

3min de leitura

Estruturar um cenário para fotografar produtos nem sempre é fácil. Requer técnica, percepção artística, sensibilidade e, mesmo assim, as fotos não necessariamente atenderão as expectativas.

Explorarei neste artigo as duas formas de fotografar produtos que eu mais observo dúvidas, que são a Fotografia Ambientada e a Fotografia em Estúdio. O que são e quando usar cada uma? Uma é melhor do que a outra?

Fotografia Ambientada

Fotografar no local em que o alimento é produzido ou consumido oferece vantagens interessantes ao documentar o que o seu cliente encontrará quando chegar ao seu espaço.

Mostrar detalhes da decoração, atmosfera e autenticidade pode provocar uma sensação de pertencimento no seu cliente, de modo que consiga se imaginar vivendo a experiência como um todo.

Já retratar a produção fornece informações sobre o preparo dos alimentos, podendo ser um recurso visual valioso para tirar dúvidas dos seus clientes.

Além disso, ambientar na produção ou consumo contribui para contar histórias de forma mais natural, já que o contexto faz parte da realidade.

Esse tipo de fotografia é muito usado para as redes sociais, por ser um ambiente informal e descontraído.

Fotografia em Estúdio

Por outro lado, a fotografia em estúdio oferece o completo oposto da ambientada.

O que caracteriza esse tipo de imagem é o controle e precisão na composição dos elementos da cena. Tudo é milimetricamente pensado e estruturado, para que a história seja contada com perfeição e assertividade.

Por ser um estilo mais controlado, é possível criar uma estética única e que reflita a essência da marca, reforçando símbolos e fortalecendo a identidade visual.

Larry Page, co-fundador do Google

É ideal para a construção de catálogos, cardápios físicos ou digitais, impressos, anúncios pagos e outras campanhas de divulgação.

Qual escolher?

A decisão entre um ambiente natural e um estúdio depende do objetivo da sessão de fotos.

Se a intenção é contar uma história completa, transmitindo a atmosfera do negócio, a escolha por um ambiente realista é a mais indicada por facilitar a contextualização. 

Por outro lado, se a ênfase está na apresentação impecável do prato, com foco nos detalhes e na estética visual, o estúdio oferece mais recursos para a construção da imagem. 

É interessante pensar em qual momento você está no seu negócio, e se quer ser lembrado com uma estética mais formal ou informal. Onde as fotos serão usadas é o que ditará qual formato é o mais adequado para a necessidade do negócio.

Veredito

Na Fotografia de Gastronomia, a escolha entre fotos ambientadas ou em estúdio não é uma questão de certo ou errado, mas sim de como harmonizar os elementos para criar imagens que despertem o paladar e a imaginação. 

A chave de tudo é a estratégia de negócio. Através dela é possível construir uma identidade visual autêntica e sustentável, independentemente se as fotos são para uma campanha específica ou para a construção do cardápio.

Minha sugestão é: invista tempo para pensar sobre o seu negócio. A jornada fica mais rápida quando a gente sabe para aonde vai.


📸 Quer uma dose diária de deliciosas inspirações gastronômicas? No @gandinifotografia eu dou mais dicas de negócios e mostro como a Fotografia de Gastronomia pode te ajudar a potencializar os seus resultados. Será um prazer te ver por lá!


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

estratégias de fotogradia fotografia ambientada fotografia de cardápios fotografia de gastronomia fotografia em estúdio fotografia para as redes sociais identidade visual em gastronomia sessão de fotos de alimentos

Quem viu também curtiu

23 de Jan de 2024

Fotógrafo e Social Media fazem a mesma coisa?

05 de Mar de 2024

10 Práticas Inovadoras para Transformar seu Negócio                                                                         

29 de Fev de 2024

Entenda a diferença entre preço e valor e como aplicar no seu negócio

Oi, que bom ter você aqui! Como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp